O Centro é o primeiro andar totalmente dedicado aos adolescentes de NYPL e ocupa um espaço anteriormente destruído no terceiro andar do marco do ramo do Harlem. O espaço desafia as normas da biblioteca para prestar um serviço mais aberto, socialmente instigante, ambiente rico em tecnologia que atrai e envolve os jovens do bairro.
Concebido como um único espaço cheio de luz, com várias zonas que promovam a socialização de um pequeno grupo, os espaços do Centro são formados por dois elementos, uma vitrine de mídia de 6,1m de diâmetro e uma arquibancada de bambu. A Vitrine vira de ponta-cabeça a ideia de que espaços multi mídia devem ser escuros e super isolados. Seu ambiente de vidro de topo aberto torna-se o coração performativo do espaço onde a fisicalidade dos jogos é exposta e o som é contido por meio de quatro alto-falantes Holosonic dispostos numa coluna vertical produzem um som de ondas curtas que não se propagam. O Guitar Hero, Wii, áudio ou filme soam muito alto no interior, mas são quase inaudíveis fora do cilindro. O recinto vidrado, permite que os adolescentes dentro possam ser monitorados facilmente e permite que a extraordinária luz norte preencha o espaço.
A arquibancada dá acesso à vista para a rua e uma perspectiva privilegiada do Centro. Este ensolarado passeio, um ponto de focal na entrada e um corte de diversidade na anteriormente monótona planta.
Luz natural, cor, espaço residual e padrões de iluminação são usados para definir a zona de computador X-Bar, um Snack + Nicho para Chat (uma pioneira ruptura experimental das proibições normais), Zona Exam Prep, sala de leitura longe HighBack,e um ”salão L ” central que passa distante para apresentações formais.
O campo de cruzes do westside marca no mapa a constelação de Leão - um cenário sutil para a área de ajuda da biblioteca e uma referência codificada ao mascote de NYPL, o leão onipresente. O super saturado padrão do eastside unifica o espaço com um campo vibrante geométrico.
Fotografias: Michael Moran, Rice+Lipka Architects